Guia completo para criar um currículo personalizado e impactante para as empresas

Postado em: 11/08/2023

O primeiro passo é desconstruir a ideia de que é possível construir um currículo único e sair enviando o pdf para todas as vagas que aparecerem na sua frente. Esse currículo quem você coloca seus dados pessoais, sua formação e experiência profissional, de forma tradicional, se transforma em uma apresentação das suas habilidades técnicas e pessoais: estamos na era dos currículos personalizados.

Um currículo personalizado é essencial para aumentar suas chances de ser contratado porque, ao adaptar seu currículo para cada vaga, você demonstra seu interesse e dedicação em relação ao empregador. Além disso, um design bem elaborado pode tornar seu currículo mais atraente e profissional.

Neste artigo, você vai aprender dicas práticas para criar um currículo personalizado e destacar suas qualificações de maneira eficaz.

Etapa 1: Selecionar e organizar as informações para personalizar o seu currículo

Essa etapa possui 8 passos. aqui, o objetivo é selecionar, de tudo o que você já fez, as informações, experiências e habilidades mais importantes para a vaga que você deseja.

👣1º passo: Leia atentamente a descrição da vaga:

Antes de tudo, leia cuidadosamente a descrição da vaga para entender os requisitos e as responsabilidades específicas. Destaque as habilidades e experiências relevantes que você possui.

👣2º passo: Destaque suas realizações relevantes:

Identifique as conquistas anteriores que se alinham com as necessidades da vaga. Isso pode incluir projetos acadêmicos, estágios ou trabalhos voluntários. Demonstre resultados concretos e como você pode contribuir para a empresa.

👣3º passo: Personalize seu objetivo profissional:

No início do currículo, inclua um objetivo profissional adaptado à vaga específica. Destaque suas metas e como você pode agregar valor à organização.

👣4º passo: Liste as habilidades relevantes:

Destaque as habilidades específicas que são relevantes para a vaga. Inclua competências técnicas, conhecimentos em softwares e outras habilidades solicitadas.

👣5º passo: Adapte sua experiência profissional:

Ao listar suas experiências anteriores, destaque as responsabilidades e conquistas relacionadas à vaga. Foque nas tarefas mais relevantes e nos resultados alcançados que possam destacar você como a pessoa mais capacitada para a vaga pretendida.

👣6º passo: Inclua palavras-chave relevantes:

Utilize palavras-chave específicas da área e da vaga ao longo do currículo. Isso aumentará suas chances de ser selecionado em triagens automáticas, por exemplo, quando um robô faz a seleção prévia dos currículos para uma empresa.

👣7º passo: Revise e personalize sua seção de educação:

Destaque cursos, projetos acadêmicos ou atividades relacionadas à vaga. Inclua também treinamentos e certificações relevantes para o seu objetivo.

👣8º passo: Mantenha o currículo conciso:

Procure manter o currículo em uma ou duas páginas, destacando apenas as informações mais relevantes para a vaga.

2ª etapa: Design do currículo:

Agora que você já sabe o que dizer, vamos organizar as informações em um design atraente e profissional. A lei aqui é: quanto mais limpo, melhor. Nada de cores, emojis, figurinhas ou coisas parecidas.

1. Escolha um formato limpo e organizado, utilizando uma fonte profissional e fácil de ler. As fontes Calibri e Arial são bem indicadas.
  2. Use negrito, itálico ou sublinhado para destacar informações importantes como palavras-chave, habilidades e conhecimentos que você desejar que saltem aos olhos do recrutador
  3. Utilize bullets points para listar responsabilidades e conquistas.
  4. Utilize espaços em branco para tornar o currículo mais legível. Nada de “grudar” uma informação na outra. Use espaçamento 1,5 entre linhas e separe as seções espaços diferenciados para facilitar a leitura.
  5. Inclua uma seção de resumo ou perfil profissional no início do currículo – seja conciso e use esse momento para dar um breve resumo sobre você.
  6. Muito importante: revise e formate adequadamente para evitar erros gramaticais ou ortográficos. Um currículo com erros de digitação, acentuação, pontuação e concordância verbal e nominal é capaz de matar as suas chances. Se precisar de ajuda, peça a um professor de português para revisar para você.
  7. Por fim, salve o arquivo corretamente em formato PDF para preservar a formatação e facilitar a abertura do documento em qualquer dispositivo usado pelos recrutadores.

Para concluir:

A criação de um currículo personalizado e impactante pode ser a chave para abrir portas no mercado de trabalho. Ao seguir essas dicas e investir em um design atraente, você estará um passo à frente na busca por emprego. Lembre-se de adaptar o currículo para cada oportunidade e transmitir sua personalidade profissional. Com um currículo bem estruturado e visualmente atraente, você estará mais perto de alcançar seus objetivos profissionais.