Navegando pelos mares do LinkedIn

Postado em: 12/07/2023

Mas por onde você pode começar? O que escrever na bio? E a foto?

Calma, jovem!

Preparamos um passo a passo pra te ajudar a começar – se você ainda não está na maior rede de negócios e empregos do mundo – ou para melhorar o seu perfil na plataforma. Vamos lá?

Passo 1: Crie um perfil completo e atraente

Comece criando um perfil no LinkedIn que seja completo e profissional. Inclua uma foto de perfil adequada, um título profissional claro e um resumo que destaque suas habilidades e experiências relevantes. Adicione informações sobre sua formação acadêmica, histórico de empregos anteriores e competências que desenvolveu ao longo da sua trajetória. Quanto mais completo e atraente for seu perfil, maiores serão as chances de atrair a atenção de outros profissionais.

Passo 2: Identifique seus objetivos e interesses profissionais

Antes de começar a construir sua rede de networking, identifique seus objetivos e interesses profissionais. Pense nas áreas em que você deseja se desenvolver, as empresas ou setores que mais lhe interessam e os profissionais com os quais você gostaria de se conectar. Isso ajudará a orientar sua busca e a encontrar as pessoas certas para adicionar à sua rede.

Passo 3: Pesquise e conecte-se com pessoas relevantes

Utilize a barra de pesquisa do LinkedIn para encontrar pessoas relevantes para seus interesses profissionais. Use palavras-chave relacionadas à sua área de atuação, cargo ou setor desejado. Refine sua pesquisa usando filtros avançados, como localização geográfica, nível de experiência, setor, etc. Analise os perfis encontrados e envie solicitações de conexão personalizadas para aqueles que considerar relevantes para sua rede.

Passo 4: Participe de grupos e comunidades

Explore os grupos do LinkedIn relacionados aos seus interesses profissionais e participe ativamente das discussões. Procure grupos relevantes à sua área de atuação e junte-se a eles. Compartilhe ideias, faça perguntas, forneça insights e interaja com outros membros. Essa participação ativa ajudará a estabelecer conexões significativas com outros profissionais e expandir sua rede.

Passo 5: Aproveite as oportunidades de networking

Aproveite as oportunidades de networking oferecidas pelo LinkedIn. Por exemplo, você pode participar de eventos e conferências virtuais ou presenciais, que são ótimas maneiras de conhecer outros profissionais da sua área. Durante esses eventos, participe de discussões, faça perguntas, compartilhe sua experiência e conecte-se com pessoas que você conheceu.

Passo 6: Mantenha-se ativo e engajado

Quando você já tem um plano sobre onde quer chegar e com quem deseja se conectar, é hora de trabalhar a sua marca pessoal por meio do conteúdo. Afinal de contas, para construir e manter uma rede de networking sólida, é essencial manter-se ativo e engajado no LinkedIn. Compartilhe conteúdo relevante, como artigos, insights, notícias sobre sua área de atuação ou conquistas profissionais. Interaja com as postagens de outras pessoas, comentando e compartilhando sua opinião. Envie mensagens personalizadas para suas conexões para fortalecer o relacionamento. O mais importante: seja autêntico, sincero e jamais tente parecer o que não é – isso não funciona!

Passo 7: Cultive relacionamentos e ofereça suporte

Cultive seus relacionamentos profissionais, mostrando interesse genuíno pelo trabalho e conquistas de suas conexões. Ofereça suporte sempre que possível, como fornecendo recomendações, compartilhando oportunidades de emprego relevantes ou apresentando conexões que possam se beneficiar mutuamente. O networking é uma via de mão dupla, então esteja disposto a ajudar os outros e construir relacionamentos duradouros.

Lembre-se de que a construção de uma rede de networking eficaz requer tempo, esforço e consistência. Por isso é tão importante começar o quanto antes. Se você ainda está estudando e não tem clareza por onde começar, que tal compartilhar histórias da sua jornada como estudante? Perrengues (e como você resolveu cada um), vitórias, superação de desafios, cursos e congressos que participou podem oferecer um bom retrato das suas habilidades técnicas e comportamentais (as famosas soft skills) para quem te segue e contribuir para a construção da sua marca pessoal.

O mais importante de tudo isso é que, com dedicação e uma abordagem estratégica, o LinkedIn pode se tornar uma poderosa ferramenta para expandir sua rede profissional e abrir portas para oportunidades futuras.

Quer mais dicas sobre o Linked In? Assista aqui a palestra sobre tema com Eduardo Bruno, Top Voice do Linked In na área de recrutamento que esteve conosco na semana de Carreiras do Século XXI.