O que o design tem a ver com o planejamento da sua carreira? (parte 1)

Postado em: 29/08/2023

Bill Burnett e Dave Evans são professores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e, juntos, fundaram o “Life Design Lab”, ou Laboratório de Design de Vida, naquela Universidade. O objetivo era ensinar as pessoas a usar a mentalidade do design para desenhar a vida que elas desejam.

O texto que você vai ler foi traduzido por nós do original publicado em 23/02/2021 e continua atual como nunca. Baseado na palestra de Burnett para o TEDx Stanford, proferida em 2017.

Neste primeiro artigo da série, te convidamos a olhar para as crenças e verdades que você vem assumindo como definitivas na sua vida e que podem, sim, estar atrapalhando você a caminhar na direção da vida que deseja.

O design thinking é algo em que trabalhamos na Stanford Design School e na School of Engineering há mais de 50 anos. É uma metodologia de inovação que trabalha em serviços, produtos e experiências, como projetar um carro esportivo de ótima aparência ou um laptop que contém seu próprio mouse embutido.

Mas acho que o problema de design mais interessante é a sua vida.

Fundei o Life Design Lab com Dave Evans em Stanford. Lá, ensinamos as pessoas a usar o design thinking – que é tanto um processo quanto uma mentalidade – e aplicá-lo em suas próprias vidas. A escola ensinou a maioria de nós a ser cético e ser racionalista, mas essas não são mentalidades muito úteis quando você está tentando fazer algo novo, algo que ninguém nunca fez antes ou algo que não tem uma solução clara. No lugar disso, o design thinking diz que você deve começar com empatia e inclinar-se para o que você está curioso.

Em Stanford, Dave e eu damos uma aula chamada “Designing Your Life” [Design da sua vida], que adaptamos no livro Designing Your Life, Designing Your Work Life e em um conjunto de workshops online. Iniciamos a aula porque já estávamos há muito, muito tempo passando horas do nosso expediente com os alunos, e vimos que muitos deles estavam travados em suas vidas. Além do mais, eles não tinham as ferramentas para se destravar.

Já os designers travam o tempo todo. Quando me inscrevi para ser designer, sabia que iria trabalhar em algo totalmente novo, algo que nunca havia feito antes - todos os dias da minha carreira. Então eu travo e destravo, travo e destravo o tempo todo.

Uma das maneiras mais importantes de se destravar é reformulação. É uma das nossas mentalidades mais poderosas. A reformulação também garante que estamos trabalhando no problema certo. O design de vida envolve muitas reformulações que permitem que você dê um passo para trás, examine seus preconceitos e abra novos espaços de solução. Reformular é essencial para encontrar os problemas certos e as soluções certas.

Muitas pessoas têm crenças sobre a vida que os psicólogos rotulariam como disfuncionais. Se você deseja projetar sua vida, precisa reformular essas crenças. Eles nos paralisam e nos mantêm presos. Vou compartilhar três dos mais comuns.

Crença disfuncional nº 1: “Conhecer sua paixão lhe dirá o que você precisa fazer com sua vida.”

Se você realmente tem uma paixão, isso é incrível. Talvez você quisesse ser médico desde que se lembra. Ou você sabia aos 7 anos que queria ser um palhaço no Cirque du Soleil e agora você é um.

Para investigar essa ideia de paixão, Dave e eu fomos ao Stanford's Center on Adolescence, que, por sinal, agora vai até 27 anos, e nos encontramos com o professor Bill Damon. Ele estudou essa questão de paixão e propósito e descobriu que menos de 20% das pessoas têm uma única paixão identificável em suas vidas. É uma crença disfuncional. Você não precisa de uma paixão para começar a projetar sua vida, e a reformulação dessa crença é “você está bem, exatamente onde está”.

Crença disfuncional nº 2: “Quando terminar a faculdade, você deve saber para onde está indo. E se você não sabe, você está atrasado”.

Aqui fizemos a pergunta óbvia: para que exatamente você está atrasado?

Quando eu era criança, você deveria estar casado e começar uma família por volta dos 25 anos. Essa é uma ideia antiquada. Sabemos que, hoje em dia, as pessoas vivem suas vidas com muito mais fluidez e permanecem em movimento dinâmico de carreira entre as idades de 22 a 35 anos. David Brooks, o colunista do New York Times, chama esses anos de Anos da Odisséia - quando exploramos muitas versões alternativas de nós mesmos.

Dave e eu não acreditamos em “deveria”. A noção de que você “deveria estar em algum lugar onde não está” e “você está atrasado” é uma crença disfuncional. Reformulamos isso como “Vamos começar de onde você estiver; você não está atrasado para nada”.

Crença disfuncional nº 3: “Você deve tentar aperfeiçoar a melhor versão possível de si mesmo.”

Essa é uma crença disfuncional da qual realmente não gostamos. Por que? Isso implica que existe apenas um melhor singular e que a vida é uma progressão linear em direção a esse melhor singular. Bem, não há evidências de que exista uma única melhor versão de você - acreditamos que existem muitas, muitas versões de você e qualquer uma delas pode resultar em uma vida bem projetada. Nossa experiência é que a vida é tudo menos linear. Nossa reformulação: “design de vida é uma jornada; deixe de otimizar um objetivo final e concentre-se no processo e veja o que acontece a seguir.”

Pratique agora um pouco de ressignificação de crenças que não funcionam mais pra você.

No próximo artigo, vamos trazer cinco ideias de “Design de Vida” para você experimentar.

Até a próxima.