Ser qualificado não garante vaga.

Postado em: 01/08/2023

Lucas é um profissional com boa experiência e bem qualificado. Ele sabe construir um currículo que exalte suas habilidades e escolhe bem as vagas que deseja concorrer. Lucas está se candidatando para as funções certas e tem as qualificações certas. E ele sabe que isso é verdade porque está conseguindo uma entrevista após a outra. Em muitos processos, ele chega até a etapa final!

No entanto, Lucas está super frustrado!

No lugar do tão sonhado “Parabéns, a vaga é sua!”, ele continua ouvindo que a escolheram alguém que “se encaixava melhor”, às vezes ele nem recebia qualquer feedback.

Esse é um dos cenários de procura de emprego mais frustrantes.

Assim como Lucas, talvez você já tenha passado por situação semelhante e se perguntado: o que há de errado comigo afinal? 

Calma, jovem, nem tudo está perdido!

Mesmo nesse contexto de tantas expectativas frustradas, existe uma boa notícia que é: o fato de você estar parando na fase da entrevista significa que você simplesmente precisa mudar a forma como lida com essa parte do processo. E esse post vai te ajudar nessa descoberta!

Veja abaixo como diagnosticar o que está impedindo você de avançar para a tão sonhada vaga, e como corrigir esse rumo.

Vamos lá?

1. Você é qualificado, mas chato
Desculpe pela sinceridade, mas a verdade precisa ser dita.
Quando pensa na sua última entrevista, você se sente bem com isso. Você teve uma resposta razoável para todas as perguntas e não cometeu erros graves. Nada realmente se destaca, mas você sabe que fez um trabalho bom e sólido. E esse pode ser o grande problema!
Os gerentes de contratação geralmente conduzem várias entrevistas por dia, às vezes consecutivas. Mesmo se você tiver fortes qualificações, terá dificuldade em encontrar o caminho para a lista de ofertas - quanto mais para o primeiro lugar - se ele ou ela tiver que voltar às anotações para lembrar quem você é.

👍🏼 Como resolver:
O candidato ideal que se destaca é aquele que se apresenta tão capaz de fazer o trabalho quanto como alguém com quem você gostaria de passar o tempo - em outras palavras, alguém “caloroso e competente.”
Pense assim: se um candidato for muito gentil, mas carecer de certas habilidades técnicas, ele precisará desenvolver essas habilidades para completar sua inscrição (digamos, matriculando-se em um curso). Você está do outro lado das coisas, tem experiência, mas precisa se conectar melhor com o entrevistador.
A melhor maneira de fazer isso é praticar. Portanto, não ensaie apenas o que você vai dizer em sua cabeça. Peça a um bom amigo para tomar um café e pratique suas respostas. Faça com que ela aponte se você está sendo rígido, prolixo ou parece entediante.

2. Você é qualificado, mas carece de habilidades para entrevistas
Você conhece alguém que é superinteligente, mas que por qualquer motivo, simplesmente não é um bom candidato? Sabe alguém que fica nervoso, se sente encurralado, engasga - bem, a mesma coisa pode acontecer em entrevistas.
Pode ser que você tenha as qualificações exatas para entrar na empresa e se destacar rapidamente pelo seu conhecimento, mas quando está sentado em frente ao gerente de contratação, repetidamente mete os pés pelas mãos. Talvez você critique seu antigo chefe ou colegas para esconder uma falha pessoal. Talvez você faça perguntas que deixem claro que você não fez sua pesquisa. Talvez você não faça nenhuma pergunta. Talvez você pule a parte dos agradecimentos, porque acha que isso realmente não importa (e, acredite, importa sim!).

👍🏼 Como resolver:
Pode não parecer justo que você tenha que “seguir as regras” quando sente que tem experiência suficiente para começar amanhã na nova empresa desejada. Mas a verdade fala por si: você tem que. Portanto, o primeiro passo é aceitar isso - assim como um aluno ruim precisa melhorar a forma como se executa as provas (além de estudar o assunto) - você vai
precisar aprender mais sobre entrevistas.

A partir daí, siga estes passos:
Passo um: pergunte a si mesmo se há um momento específico em qualquer entrevista em que
você sempre se sente perplexo. Você fica desconfortável em discutir salário? Talvez você ainda
não tenha certeza do que dizer quando perguntado "Qual é a sua maior fraqueza?" Essas
conversas são desafiadoras, então não há problema em admitir que você tem dificuldades com
determinado aspecto.
Passo dois: Depois de identificar o que te incomoda e onde você pode melhorar, corrija
praticando. Se você quiser que alguém te ajude, entre em contato com um amigo ou um
treinador de entrevistas. Às vezes, vale a pena investigar os seus pontos cegos com um
terapeuta – autoconhecimento é um grande aliado para a sua evolução na carreira, lembre-se
disso.

3. Você é qualificado, mas está desesperado
Quando perguntado por que você quer o emprego, você diz a verdade - toda a verdade. Talvez você fale sobre como esta é a empresa dos seus sonhos. Talvez você caia na real sobre como aceitaria qualquer coisa para deixar seu emprego atual e, claro, você é perfeitamente adequado para essa função.
Honestidade é a melhor política - certo?

Errado. 

Se você fizer parecer que contratá-lo é um grande favor, é provável que o entrevistador o ignore por tomá-lo como alguém que tem mais a ganhar com a contratação do que a empresa.

👍🏼 Como resolver:
Como com qualquer outra coisa, é possível ser honesto sem se expor indevidamente. Você pode dizer à sua amiga que a nova receita que ela fez não é a sua preferida, sem dizer que é a coisa mais nojenta que você já comeu. De forma similar, você pode mostrar sua paixão por uma empresa dando respostas ponderadas sobre o que o levou a se candidatar e como você
encararia futuros projetos (em vez de “babar ovo” sobre o CEO).
Lembre-se, se você colocar toda a sua ênfase no motivo pelo qual deseja esse emprego, é provável que não esteja investindo tempo suficiente pensando no motivo pelo qual eles se beneficiariam em contratá-lo (que é, afinal, a motivação deles). Portanto, sempre que você listar algo que ama na empresa, liste uma maneira de apoiar, inovar ou desenvolver algo lá.

 

Resumindo: treino é treino, jogo é jogo. Ser bom e se preparar adequadamente pode te levar até a porta da empresa e te aproximar tanto do cargo que deseja que você pode quase tocá-lo. Mas lembre-se de que você talvez não seja a única bolacha crocante do pacote. Para superar outros candidatos qualificados e conseguir a vaga que deseja, você precisa ser consistente até o final e marcar o seu gol quando estiver de frente pro time. Então, prepare-se, conserte o que
precisa ser ajustado e parte pro jogo!

Referências: Adaptado e traduzido do artigo original de Sara McCord e publicado no site The Muse.