Como responder à pergunta "Fale sobre você" na entrevista de emprego?

Postado em: 13/06/2023

"Fale sobre você" é uma questão comum em entrevistas de emprego e pode parecer, à primeira vista, uma vitória fácil no universo das perguntas possíveis – afinal, se tem uma coisa sobre o que você sabe falar é sobre si mesmo! E ainda bem, porque geralmente é a primeira coisa que um entrevistador pedirá para você fazer - seja em uma vídeo chamada falando com seu chefe em potencial, ou na última rodada do processo seletivo, sentando-se com o CEO da empresa.

Responder essa pergunta pode ser, ao mesmo tempo, estressante e complicado – e talvez você esteja se perguntado: “O que eu devo dizer sobre mim? Devo focar na minha formação, na minha jornada ou no que eu posso contribuir para a empresa em que quero trabalhar?”

Embora possa ser intimidante, essa é uma pergunta estratégica para avaliar várias habilidades e características relevantes para o cargo que você deseja. Além disso, ela permite ao entrevistador direcionar a conversa para o que realmente interessa – como a sua vida e carreira são o que ele procura para a empresa.

Qual é o motivo dessa pergunta?

Iniciar uma entrevista de emprego pode ser um momento um pouco tenso, tanto para o entrevistador quanto para o candidato. A pergunta "Fale sobre você" geralmente é feita no início da entrevista como uma forma de quebrar o gelo e estabelecer um ambiente mais confortável para ambos.

Ainda que o entrevistador tenha recebido o seu currículo – e talvez até esteja com ele em mãos no momento da conversa - oel está mesmo interessado em conhecê-lo além dos detalhes apresentados no papel. Ele quer saber mais sobre sua personalidade, suas motivações, seus interesses e como você se encaixa na cultura da empresa. A resposta à pergunta pode fornecer ao entrevistador insights sobre como suas habilidades, experiências e objetivos se alinham com os requisitos do cargo em questão. Ele está procurando sinais de que você possui as qualificações e a motivação necessárias para desempenhar as responsabilidades da função e se encaixar bem na equipe e na cultura organizacional.

As suas habilidades de comunicação também são avaliadas aqui. O entrevistador quer ver como você se expressa, como organiza suas ideias e o quanto você se apresenta de forma clara e concisa. Essas habilidades são valorizadas em muitos cargos, especialmente aqueles que envolvem interação com colegas, clientes ou stakeholders. Falar sobre si mesmo também pode demonstrar sua confiança e autenticidade. Os entrevistadores estão atentos a esses aspectos para avaliar se você possui autoconhecimento, autoconfiança e se é capaz de transmitir quem você realmente é.

Como me preparar para essa etapa?

Pra te ajudar a se preparar para esse momento, aqui estão pontos básico sobre o que incluir e como estruturar sua resposta.

1. Comece a mostrar aos entrevistadores por que você é o melhor candidato para este trabalho, em termos de hard skills e de experiência, bem como de soft skills (baixe aqui o nosso guia de desenvolvimento de soft skills).

2. Dê uma visão geral de sua história profissional, função atual e onde você gostaria de ir no futuro.

3. Mostre que você fez sua pesquisa e sabe como este trabalho e essa empresa seriam um próximo passo lógico em sua carreira.

4. Demonstre que você pode se comunicar de forma clara e eficaz, conectar-se e reagir a outros humanos e apresentar-se profissionalmente.

Existe uma fórmula simples, ensinada pela coach de carreira Lily Zhang, ex-gerente de desenvolvimento profissional de alunos de pós-graduação no MIT Media Lab, que consiste na seguinte estrutura de resposta:

Presente: fale um pouco sobre qual é a sua função atual, o escopo dela e talvez uma grande conquista recente.

Passado: conte ao entrevistador como você chegou lá e/ou mencione experiências anteriores relevantes para o cargo e a empresa para a qual está se candidatando.

Futuro: Veja o que você pretende fazer a seguir e por que está interessado em integrar a empresa (e porque é uma ótima opção para ela também).

No fim das contas...

Essas não são as únicas maneiras de construir essa resposta, obviamente. É você quem vai decidir o que incluir ou não – por exemplo, a sua história de vida pode ter passagens fortes o suficiente para terem provocado suas decisões de carreira e que te fizeram chegar onde chegou e você talvez queira começar por aí.

Seja qual for o percurso que você escolher, certifique-se de vinculá-lo ao trabalho e à empresa. Isso é essencial! E um bom jeito de terminar a sua resposta é fazer uma transição do que você acabou de narrar para um “é por isso que estou aqui”. Afinal de contas, se tem uma coisa que você quer ter certeza absoluta é que seu entrevistador fique com a impressão de que “faz todo sentido que você esteja aqui, conversando comigo sobre essa vaga”.

Dica final

Prepare-se para responder a essa pergunta de forma concisa e relevante. Aspectos da sua formação, experiência e habilidades que sejam relevantes para a vaga são pontos essenciais e mostrar entusiasmo ao falar sobre como você pode contribuir para a empresa é o brilho nos olhos que todo entrevistador procura.

Lembre-se de praticar sua resposta com antecedência para se sentir mais confiante durante a entrevista.

Boa sorte!