Empreender ou trabalhar com carteira assinada?

Postado em: 20/04/2023

Empreender pode ser uma carreira bastante atraente e promissora para quem deseja arregaçar as mangas, dedicar tempo e esforço para criar um negócio próprio. Seja uma empresa, um escritório, um consultório ou uma grande clínica, existem muitas vantagens e desafios para quem escolhe esse caminho.

Pensando nisso, decidimos trazer para você algumas vantagens e riscos específicos do empreendedorismo.

As vantagens de empreender incluem:

• A possibilidade de construir algo próprio e único: se você tem uma ideia que deseja seguir de forma independente de uma empresa, empreender pode ser a sua oportunidade de criar valor para você, para os outros e para o mundo. Você pode criar suas próprias regras, mudar a forma como o trabalho na sua área é feito e ainda atrair outras pessoas que pensam como você para colaborar no seu negócio.
  • A liberdade de horários e decisões: isso não significa que você trabalhará menos, mas sim que você terá mais liberdade de decidir os momentos do dia em que você colocará mais energia no seu negócio, assim como ter independência para tomar as decisões que considerar adequadas e necessárias para o seu momento de negócio;
  • O potencial para alcançar sucesso financeiro e reconhecimento: empreender é sinônimo de muito trabalho, aprimoramento constante e dedicação ao negócio. A carreira como empreendedor e profissional autônomo vai além de ser bom na sua área de atuação. É preciso saber minimamente administrar o seu negócio e ser capaz de delegar as tarefas aos melhores talentos que você encontrar. Invista em networking, procure mentores (pessoas que já estão na área com sucesso) e aprenda constantemente com eles. Uma boa dose de humildade é sempre uma medida valiosa para crescer.
  • Flexibilidade para mudar a direção do negócio com mais facilidade: outra vantagem é poder mudar com mais autonomia os rumos do seu projeto empreendedor. Essa é outra vantagem de manter-se em constante contato com mentores e outros profissionais da sua área - você tem uma rica fonte de pensadores sobre o seu mercado que podem apontar oportunidades e ameaças que você, sozinho, não veria da mesma forma ou a tempo de agir em benefício da sua empresa.

Por mais encantador que sejam todas essas possibilidades, trabalhar por conta própria também tem seus riscos e dificuldades. Listamos algumas delas para você refletir:

• Alto risco financeiro e possibilidade de fracasso: empreender envolve riscos financeiros significativos, especialmente nos estágios iniciais do negócio. Por isso é importante você aprender a gerenciar riscos e avaliar adequadamente os impactos que suas decisões podem ter sobre a saúde do seu negócio. Você também enfrentará alguns fracassos ao longo do caminho e isso exigirá flexibilidade e resiliência para se reerguer e recomeçar;
  • Incerteza e instabilidade: ao empreender, você é convidado a lidar com a possibilidade de fracasso em sua empreitada e a estar preparado para enfrentar momentos difíceis. Ter uma visão clara e estratégica do seu negócio, sabendo onde quer chegar e como alcançar os seus objetivos são algumas medidas essenciais que te ajudarão a atravessar esses momentos com mais direcionamento e, assim, manter a motivação necessária para persistir.
  • Necessidade de gerenciar todas as áreas do negócio: especialmente no início, precisará dedicar-se intensamente ao seu negócio para aprender a tomar decisões em todas as áreas. Com o tempo e o crescimento, você poderá começar a delegar algumas atividades operacionais, dedicando mais tempo para pensar e planejar o seu crescimento.
  • Maior responsabilidade pela tomada de decisões: você é o seu próprio mestre nessa empreitada. Seu negócio sempre precisará do seu olhar e das suas decisões para dar o próximo passo e isso pode ser bastante exaustivo.

A boa notícia de tudo isso é que empreender é uma atividade que demanda habilidades que podem ser aprendidas.

Se esse é o caminho que você já começou a trilhar ou deseja escolher, faça um exercício de autoconhecimento e veja quais das habilidades você já possui:

• Habilidade de gestão e liderança: é a capacidade de pensar o negócio em suas várias frentes e conduzi-lo ao sucesso, sendo modelo para as outras pessoas que participam dele (sejam clientes, colaboradores, parceiros).
  • Inovação e criatividade: inovação é uma forma diferente de fazer as coisas e criatividade é exatamente a capacidade de enxergar de outras maneiras o que todo mundo vê do mesmo jeito.
  • Capacidade de resolver problemas de forma estratégica, rápida e positiva para todos
  • Resiliência e persistência para se recuperar dos erros que vai cometer e seguir em frente com os aprendizados que você obtém dos fracassos.

Se você chegou até aqui e está considerando empreender, saiba que você pode começar a construir essas habilidades ainda na graduação. Conheça as Trilhas de Carreira e as oportunidades que elas oferecem para você se preparar para realizar os seus sonhos.