Vou formar, e agora?

Postado em: 20/04/2023

“Se você não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve” - você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da sua vida. Apesar da sua carreira não estar escrita na pedra, o que significa que você pode mudar de rumo várias vezes ao longo da sua trajetória, dar o primeiro passo é sempre um marco importante.

Para facilitar o seu movimento, trazemos aqui algumas dicas para quem deseja seguir uma carreira no mundo acadêmico, corporativo ou empreendedor.

Você já se inscreveu em uma das Trilhas de Carreira que preparamos para você turbinar o seu currículo ainda na graduação?

A primeira coisa que você precisa saber é que cada uma dessas áreas tem suas próprias particularidades e desafios, e é importante levar em consideração suas habilidades, interesses e objetivos pessoais antes de tomar uma decisão.

Ciente disse, vamos às dicas que podem te ajudar a tomar decisões quanto ao seu próximo passo:

∞ Faça uma lista das suas habilidades e interesses pessoais. Identificar aquilo que você faz com facilidade e prazer pode ajudá-lo a encontrar áreas de atuação que sejam mais alinhadas com suas competências.

∞ Pesquise sobre as diversas áreas de atuação dentro da sua profissão. Converse com profissionais que atuam nessas áreas e busque informações sobre as possibilidades de carreira, as oportunidades de crescimento e as perspectivas de remuneração.

∞ Avalie as perspectivas de crescimento e remuneração em cada uma das áreas. Algumas áreas podem oferecer mais oportunidades de emprego e crescimento, enquanto outras podem oferecer mais flexibilidade e autonomia.

∞ Considere o estilo de vida que você deseja ter. Algumas carreiras podem demandar mais tempo e dedicação, enquanto outras podem oferecer mais flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

∞ Identifique seus valores pessoais e como eles se alinham com cada uma das áreas. Por exemplo, se você valoriza a autonomia e a liberdade criativa, a carreira empreendedora pode ser mais indicada para você.

∞ Pense em como cada uma das áreas pode impactar o mundo ao seu redor. Se você tem uma causa ou questão que lhe motiva, pode ser importante escolher uma carreira que permita que você contribua para essa causa de alguma forma.

∞ Considere suas habilidades de liderança e trabalho em equipe. Algumas áreas podem demandar mais trabalho em equipe e liderança, enquanto outras podem ser mais solitárias e independentes.

∞ Pense em como cada uma das áreas pode oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Algumas áreas podem oferecer mais oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, enquanto outras podem ser mais limitadas.

∞ Avalie as condições do mercado de trabalho em cada uma das áreas. Algumas áreas podem estar saturadas ou passando por mudanças significativas, enquanto outras podem estar em expansão e oferecer mais oportunidades.

∞ Mantenha a mente aberta para novas oportunidades e possibilidades ao longo da sua carreira. Lembre-se de que a escolha entre carreira acadêmica, corporativa ou empreendedora não é uma decisão definitiva e que você pode mudar de direção ao longo do caminho.

Aproveite para conhecer e acompanhar eventos voltados para carreira do UNIFAA. São encontros, palestras e oficinas com profissionais de várias áreas e carreiras que vem falar sobre o seu dia a dia e tirar as suas dúvidas. Veja aqui os próximos eventos.